Purgadores

27 jul Purgadores

Purgadores

Purgador Termodinâmico: Considerado por muitos como purgador universal devido a sua grande variedade de aplicações, facilidade de instalação e manutenção o purgador termodinâmico é especialmente indicado para drenagem de condensado de linhas de vapor saturado ou superaquecido. É também comumente aplicado em drenagens de condensado de pequenos equipamentos serpentinados, prensas na indústria calçadista e madeireira, entre outras. São fabricados em Aço Inox ou Aço Liga nas bitolas de ½” a 1”, nas conexões roscadas, flangeadas ou pontas para solda.

Purgador de Boia: Devido a seu princípio de funcionamento mecânico de descarga contínua, o purgador de bóia é o mais indicado para drenagens de condensado de equipamentos encamisados ou serpentinados, trocadores de calor, reatores, evaporadores, cilindros secadores, equipamentos com controle modular de temperatura e outros de grande consumo de vapor. São fabricados em Ferro Fundido ou Aço Carbono nas bitolas de ½” a 6”, nas conexões roscadas ou flangeadas.

Purgador Termostático de Pressão Balanceada: São mais conhecidos e aplicados como eliminadores de ar pois operam através de um elemento termostático especialmente desenvolvido que acompanha a curva de vapor saturado, liberando o ar e o condensado abaixo da temperatura do vapor saturado. Normalmente são instalados em finais de linha e camisas de vapor como eliminadores de ar. São fabricados em Bronze e Aço Inox nas bitolas de ½” e ¾”, nas conexões roscadas.

Purgador Termostático Bimetálico: Através de um conjunto de placas bimetálicas acionam um mecanismo de sede e contra-sede diferenciando o vapor do ar ou condensado através da diferença de temperatura. São também ótimos eliminadores de ar, mas devido a sua robustez que os tornam imunes a golpes de aríete e possibilidades de maiores vazões, são comumente aplicados em drenagens de condensado de linhas de vapor, principalmente as de vapor superaquecido. São fabricados em Ferro Fundido, Aço Carbono ou Aço Liga nas bitolas de ½” a 2”, nas conexões roscadas, pontas para solda e flangeadas.